Há uma semana saiu God of War, o mais novo jogo da série exclusiva da plataforma da sony. Mas além de mover vendas de console, ele também vem quebrando práticas e paradigmas que estavam prejudicando os consumidores de videogames. Veja a seguir.

 

 

MODO HISTÓRIA

A indústria anda focando em Multiplayer com o pensamento que os jogos vão ter um menor custo de desenvolvimento e mais horas de gameplay, pensamento que consequentemente vem sendo quebrado por algumas franquias e God Of War só deu mais força para essa luta, mostrando que os gamers não são super fã de “gregos” e nem de “troianos”, mas sim de uma boa história …

 

EXCLUSIVO – KillerGame / System Sellers

O jogo é exclusivo para Playstation 4 em uma época em que se tem dúvidas de que se faz sentido passar tanto tempo desenvolvendo um jogo para tentar vender para apenas 1/3 do público potencial, a maioria dos estúdios que eram FirstParty* e SecondParty* tem se tornado ThirdParty para que suas IPs possam estar disponíveis para mais consumidores em potencial. Porém, com o tempo estamos vendo que isso não está gerando conteúdo interessante para o consumidor final, já que a empresa famosa por um tipo de jogo vai atingir as principais plataformas, não tem porque se dedicar a explorar os limites da geração, e jogos como Gears of War, Zelda e agora God Of War mostram que exclusivos são sinônimo de qualidade, e como a Sony tem maior número de exclusivos e vendas de console, fica subentendido qual é um dos pontos fortes para o consumidor escolher um console, ainda mais que no lançamento se viu muitas postagens nas redes sociais de gamers relatando que comprou o console apenas agora junto com o lançamento do jogo.

 

REMODELAR UMA FRANQUIA

O primeiro God of War foi lançado na 6ª geração de videogames, de lá pra cá muita coisa evoluiu nos consoles e nas ferramentas de desenvolvimento, um medo que os estúdios tem é de mudar características e jogabilidade de um jogo e perder a base de público já conquistados. Algumas empresas optam por lançar o jogo como Spinoff e várias vezes o jogo fica tão destoante do original que não colocam como Spinoff , mas sim criam uma nova franquia.

Mas assim como as franquias Resident Evil , Tomb Raider, Metal Gear e até mesmo Zelda, o novo God of War muda muitas características que até agora era a identidade do jogo, porém isso gerou no mínimo a curiosidade em quem não acompanhava a franquia, e pela recepção podemos ver que tem agradado muitas pessoas que não eram fã da série e desapontado poucos que já eram fã.

 

SEASON PASS / DLC

Temos de tudo: DayOne Patch , DLC com 10kb , final disponível apenas em DLC pago, DLC cancelados depois de vender Season pass, Seasons pass liberado de graça …

Com os consoles ligados a internet, novas possibilidades surgiram, como correções e conteúdos que não estava no lançamento do jogo (Dublagens e legendas) . Assim como a questão de exclusividade, algo que deveria trazer vantagens ao consumidor acabou trazendo mais problemas (como os citados acima) do que soluções. Meses antes do lançamento de God of War, o diretor Cory Barlog, declarou que o game não terá Season Pass, mas não descartou a possibilidade de um DLC.

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Especulação Minha – O que podemos entender dessa declaração? É que possivelmente haverá DLC! Mas não um novo mapa para Quests que deveriam estar no game principal , e nem um lote de roupas e armas, mas provavelmente um “outro game” protagonizado por personagem secundário, visto que a Sony já fez isso com outras franquias como Uncharted e The last of us.

 

LootBox

Na era de jogos Java para celulares as empresas procuravam uma forma de obter retorno financeiro com o desenvolvimento de jogos para a plataforma, mas somente com a próxima geração quando o wifi se tornou algo comum e o plano de dados chegou a preços acessíveis, que os consumidores estavam acessando a internet todos os dias, e com isso os desenvolvedores com foco em jogos mobile desbravou (e desbrava até hoje ) por um mar de novas possibilidades, uma delas foi o LootBox [em breve artigo explicando] . Como o desenvolvimento de jogos tem tido um custo cada vez mais alto, as empresas se apoiam nessa “desculpa” para gerar novos formatos de monetizar um jogo para tentar arrecadar mais dinheiro pra talvez aumentar sua margem de lucro, e um dos formatos foi o LootBox em jogos para consoles. SIM, você compra o jogo a preço cheio e quando estiver jogando vai gerar uma dificuldade que você precise comprar uma “box” que trás itens aleatórios e TALVEZ tenha o item que você precise, se não vier? Compre outra box.
Após alguns episódios envolvendo empresas grandes, os principais estúdios estão repensando esse formato, e pelo gameplay de God of War, não se tem nem vestígios de que iria se implementar essa método no game.