Desenvolvedor: Big Blue Bubble |
Publicadora: Big Blue Bubble |
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows

 

Nos últimos anos os jogos indies tem se dedicado a fazer uma espécie de homenagem a jogos antigos, e a maioria dos estúdios quando pensa em um plataforma de ação mais elaborado mira em desenvolver uma categoria querida por todos … Metroidvania.
 
Com a Big Blue Bubble não foi diferente, em FOREGONE, o seu primeiro jogo fora dos mobiles e portáteis , a empresa traz a receita MetroidVania mas usa alguns ingredientes “light” , o que o deixa mais fácil para quem nunca experimentou o gênero .

De início temos que falar o único erro de Foregone, até porque esse erro aparece ainda no prólogo do jogo, que ao se categorizar como MetroidVania esperamos ser recompensado com a exploração , e de início ele te dá áreas secretas sem nenhum item ou recompensa, e o problema é que ficamos com esse pensamento ecoando durante toda a jornada.

Por outro lado ele tem um ótimo level design, fazendo com que você explore várias áreas de uma mesma região sem repetir a área e sem retornar por toda a área que acabou de percorrer, fazendo com que você repita uma área apenas se morrer. O único ponto fraco é que esses momentos geniais não são utilizados uma segunda vez, dando espaço para que o básico fique repetitivo.

Além de MetroidVania outra características do jogo que fica evidente é a de rogue-like, na questão de coletar loots aleatórios e moedas, fazendo com que as mortes nem seja algo tão ruim … mas uma chance de fazer backtracking para facilitar a evolução de armas e itens.

Algo que não é muito inovador mas é feito com maestria é o equilíbrio entre ataque de perto, ataque de longe , “Mana” e Vida. Em resumo, o jeito mais fácil de perder vida é o ataque de perto , que carrega o ataque a distância no qual é o método mais rápido de carregar mana onde pode ser usado para recuperar vida. Esse equilíbrio também consegue estar presentes nas habilidades especiais com a utilidades delas nas lutas contra chefes, aonde não tem habilidade certa para cada chefe mas sim a combinação delas com o seu estilo de jogo. Apesar de poucas variedades em modelos de armas e habilidades há uma  boa quantidade de níveis nelas , o que acaba fazendo falta no início é uma opção de mira para a arma à distância o que no final acaba não fazendo falta no combate , mas poderia ser utilizado para criar mais tipos de puzzle no level design.

O gráfico em pixel art tem um contraste estranho entre a personagem principal e o cenário, mas no geral surpreende principalmente pela qualidade em detalhes em alguns monumentos e dos Chefes.

Já a trilha sonora é zen, dando um sentimento de que a personagem se mantém calma mesmo em meio ao caos e destruição, apesar de muito boa nenhuma se destaca a ponto de se tornar icônica.

O enredo que mistura ciência e espiritualidade até consegue  preencher o jogo não o deixando vazio, e vai te contando a história por meio de textos coletados durante a jornada, dando o tom de mistério e descoberta, porém não te dando imersão, assim como a trilha, é boa mas não vai roubar a cena de outros jogos do mesmo gênero.

O que fica nítido em Foregone é que os desenvolvedores evoluíram muito no decorrer do desenvolvimento, dando pra notar comparando a arte da primeira versão lançada em early access para PC (Fevereiro / 2020) e a arte final agora no lançamento do jogo que chega junto nos consoles, mas também é perceptível na evolução do level design que no final do game estão mais interessantes, isso provavelmente vai fazer ele ser igual suas inspirações que não alcançaram os holofotes no primeiro jogo, desta forma se houver uma sequência (Super Foregone: Symphony of the Science ?) com certeza vai entrar para a lista de favoritos de MetroidVania, mas ainda assim esse início não é excelente apenas para os desenvolvedores, mas pra quem também é iniciante no gênero.

 

Link Para Adquirir o Jogo – https://store.epicgames.com/realmaggoo/foregone

 

Veja a Gameplay de Foregone no video abaixo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]