Qual a diferença entre “Soundtrack” e “Score”?

Soundtrack é a tradução literal de “trilha sonora” e é o termo mais amplo normalmente usado para se referir ao conjunto de canções que são usadas em um filme ou seriado. Na maioria das vezes essas canções já são conhecidas ou, pelo menos, já existiam antes de serem escolhidas para fazer parte da trilha sonora. Porém, algumas vezes as canções são compostas especialmente para o Soundtrack de algum filme, como foi o caso com Into the Wild (Na Natureza Selvagem, em português) ou com praticamente todos os filmes da Disney. Além disso, quando um tema de filme é composto, mesmo que seja música instrumental, normalmente ele é considerado parte do Soundtrack também, como é o caso dos temas famosos dos filmes Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park, entre outros. Algumas vezes a soundtrack fica tão famosa quanto o próprio filme!

Já o termo score normalmente é utilizado para se referir à parte da trilha sonora que não abrange nem as canções, nem os temas principais do filme. É o fundo instrumental usado para complementar as cenas. Por exemplo: pense em um cena em um filme de terror ou suspense. Muito do que dá aquele frio na barriga ou nos faz ficar arrepiados de medo é o score da cena, geralmente porque na hora do “susto” a música geralmente aumenta de intensidade! Outro ponto interessante é que a palavra score, nesse contexto musical, pode significar a partitura de alguma música.

Às vezes, a soundtrack é tão famosa quanto o próprio filme, como o caso de “Footloose” de 1984.
Não são termos totalmente rígidos, e às vezes são usados de forma mais livre. Mas de maneira geral, esses são os usos mais frequentes das duas palavras no inglês cotidiano.

Fonte: http://popliteral.com

Qual a diferença entre “Soundtrack” e “Score”?

About The Author
- Alter Ego de um desenvolvedor de Mídias Digitais, Produtor Audiovisual e Mestrado em Abandonar faculdades